sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Política - Enchente em Atibaia.


Foto by www.atibaia.com.br

Nos últimos dias a cidade de Atibaia é o centro das atenções de grandes telejornais, sua má fama decorre dos problemas causados por enchentes em diversos bairros, enchente que chama a atenção de jornalistas, prefeitura, defesa civil, famílias atingidas e população em geral, além de "inflamar" os ânimos das pessoas diretamente envolvidas neste grande problema.

Os maiores prejudicados são as famílias atingidas dos seguintes bairros: Caetetuba, Parque das Nações, Kanimar, Vila São José, 3º Centenário, Ponte, CTB, Jardim Sueli, Vila Mira, Estoril, Parque Real, Guaxinduva, Ressaca, Parque dos Coqueiros e Alvinópolis II.

Estes moradores têm todo o direito de lutar por seus direitos e principalmente merecem ser ouvidos, são famílias que perderam tudo, tudo mesmo, geladeira, fogão, armários, camas, colchões, roupas, casas, enfim, perderam parte de suas "vidas", nestes casos extremos ficamos DESESPERADOS e eles com toda razão estão desesperados e aflitos, algumas famílias conseguiram "acampar" em parentes e amigos, outros estão abrigadas em escolas.

Algumas pessoas falam que a enchente atingiu "apenas" 3% da população, outros dizem que "Atibaia está de baixo d'água", entendo que INDEPENDENTE da porcentagem que foi atingida, pessoas são pessoas e números são números, pessoas tem valor seja qual for a quantidade, já números não tem valor nenhum neste caso, ou seja, só vamos nos preocupar com as pessoas quando a porcentagem for 50 + 1?

O momento pede calma e trabalho, o município está todo mobilizado e vem contribuindo tanto por parte dos munícipes, quanto por parte da Prefeitura. O grande causador desse problema é a chuva, porém outros fatores contribuem para agravar o caso por exemplo, a represa de Nazaré Paulista, que é de responsabilidade da SABESP, nestes últimos dias despeja uma quantidade maior de água no leito do rio, porém não é só culpa deles, uma vez que o excesso de água prejudicaria o funcionamento da represa.

Reclamam hoje dos responsáveis pela SABESP, essa reclamação é de cunho POLÍTICO e de muito mau gosto, já que nossa sociedade foi criada e acostumada com esse tipo de distribuição e capitação de água, ou seja, não adianta culpar e apontar o dedo para os homens de hoje sobre problemas de ontem, devemos melhorar nossas buscas por fontes renováveis e essa busca deve ser feita desde agora, seja qual for o partido PSDB, PT, PV, etc, todos devem ter discernimento em caminhar juntos por uma nação responsável e inteligente. E seja qual for a empresa que detém os recursos deve ser cobrada pelos seus erros.

Caso o Governo do Estado não tenha realizado seu compromisso em ajudar nossa Atibaia, até este momento, é uma pena e deve ser cobrado, mas não podemos espezinhar as pessoas "profetizando" politicamente que o Governo Federal é capaz de ajudar primeiro!!! Esse caso não é uma corrida, onde quem chega primeiro ganha os louros da vitória, a capacidade deve vir dos dois e isso independe das coligações partidárias! O importante é que essa ajuda venha dos dois, seja qual for o momento e que esse momento seja rápido!!!

As matérias que estão aparecendo na mídia brasileira são jornalísticas, porém existem pessoas acreditando que são matérias feitas para prejudicar nosso turismo local, com certeza não são feitas com esse intuito, é bom lembrar que o jornalismo brasileiro tem uma tendência à tragédia, portanto eles mostram os fatos trágicos que passamos hoje, devemos separar a notícia sensacionalista das belezas de Atibaia, o bom senso é primordial para diferenciar as informações, caso contrário não conheceremos o calçadão de Copacabana ou o centro antigo de São Paulo, nem mesmo sairemos de casa para comprar um litro de leite.

Não podemos fazer de nossas ideologias um motivo para dizer que, Atibaia passa por um momento "apenas" urgente, tão pouco fazer deste assunto um sensacionalismo barato e gratuito, os profissionais da comunicação de todo o Brasil e de Atibaia, devem ser sensatos em encontrar o meio termo da notícia clara, objetiva e verídica, sem "pender" para qualquer lado, ou melhor, vamos "pender" do lado que mais precisa e merece, a população atingida de Atibaia!!!! Vamos colaborar!!!

5 comentários:

  1. Muito sensato e equilibrado... nesses momentos difíceis, realmente, tendemos a procurar "culpados" e cairmos em extremos conduzidos por notícias parciais e reducionistas. É uma situação complexa que necessita de atenção para aprendizado com vistas ao futuro e, principalmente, como enfatiza o autos, dar atenção aos problemas objetivos dos amigos e vizinhos... solidariedade vai bem!
    João Paulo Correia LIma

    ResponderExcluir
  2. não to entendendendo o que vc quis dizer !!

    ResponderExcluir
  3. Texto pertinente. Durval, vc acertou na mosca. Não basta um número o número tem que ser humano e mais que isso, já que as desumanidade campeia em nossos campos e várzeas e nos governos, que deveriam servir-nos.

    ResponderExcluir
  4. muito bom esse pensamento durval devemos deixar de olhar as circustâncias em volta, e agirmos mais!!! lembrando- nos sempre!!!
    QUE JUNTOS SOMOS MELHORES!!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. oi Ju!

    de fato quem menos teve culpa no enredo dessa tragédia, é a chuva que só fez descortinar erros e omissões que sob o sol não apareciam... a natureza apontando problemas e falhas causadas por quem sempre disse em discurso paridário que a defende, pois é... as coisas tomam seu curso naturalmente, como seria bom se aliado a isso a chuva tabém limpasse o véu que cega nossas visões para podermos todos juntos GARANTIR (através do trabalho e organização) que esse tipo de problema não atingisse a mais ninguém...mas...

    ResponderExcluir