quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pão - Público.



Público presente na apresentação do Grupo Arcênicos.

A grande beleza e importância do teatro são o fato de ser ao vivo e a cores, esse encontro é fascinante e transcende nossos sentidos sensoriais.

O encontro ao vivo proporciona a troca de energia, não há necessidade de tocar um ao outro, apenas a proximidade é capaz de revelar a magnitude desta força, o Teatro é responsável por proporcionar uma das maiores trocas de energia que possa existir, posso lhes garantir, seja qual for sua situação nesta relação, ator ou público, será sempre intrigante e transformador a troca de energia deste encontro.

Para muitos o espectador tem uma função distante e passiva diante da peça, entretanto é equivocado pensar assim, desde o início do teatro o público tinha sua importância e era considerado como um ator a mais em cena, sua importância sempre foi crucial para o desenvolvimento do espetáculo, tal como a torcida para um time de futebol, ela é considerada o 12º jogador. Sua presença, calor e energia contagiam o ambiente, antigamente a intervenção era tão grande, que se jogava tomates nos atores quando não gostava da peça, caso contrário jogava flores aos enamorados no “Felizes para sempre...”. É preciso resgatar essa importância, fugir da situação de “acomodados” e participar ativamente, quando der vontade de chorar, chore, se der vontade de rir, ria, se der vontade de gritar, grite, receba dos atores aquela energia e desfrute, porque o teatro só existe com a presença do outro.

Existem vários tipos de atores, o ator diretor, o atormentado, o ator contra regra, o ator faz tudo, o ator estrela (faz nada), o ator calculista, o ator tradicional, o ator contemporâneo, o ator metido a escritor, o ator profissional, o ator intelectualizado, enfim, são numerosos, porém o ator que merece nossa importância e respeito é o amador, porque a própria palavra diz tudo o que devemos sabe dele, amador é aquele que ama o que faz! Quando se ama o que faz, você faz sem medir esforços, quando o ator está apaixonado pelo trabalho faz de tudo em prol do espetáculo, sem olhar a quem ou com quem está trabalhando. Ele dará tudo que estiver ao alcance para que o espetáculo seja bem feito, essa qualidade e devoção são endereçadas ao público.

Atores e público nasceram para ficar juntos, esse encontro deve ser celebrado, na verdade é celebrado toda vez que acontece uma apresentação. Na hora de curtir aquele enredo, seja como ator ou público, não importa o quanto dinheiro você tenha, sua posição social, seu prestígio entre os outros, nada disso importa, o mais importante nessa relação é que ambos se satisfaçam num grande e único orgasmo mútuo, único porque cada apresentação é diferente da outra, mesmo sendo o mesmo espetáculo.

Esse encontro é no presente, o ator cria, o público recebe; o ator trabalha, o público curte; o ator erra, o público consente; uma cumplicidade inexplicável, intrigante e necessária.

Mas tudo não passa de pura filosofia de um ator-expectador, na verdade os atores dependem de editais públicos, empresas e leis de incentivo, quando poderíamos ficar somente com o público, que é nosso maior patrocinador, pois ele banca, assiste e conclui se foi boa ou não a apresentação, diferente das empresas que muito de vez em quando enviam um representante.

VOCÊ PODE LER ESTE E OUTROS ARTIGOS SOBRE ARTE E CULTURA NO SITE: http://www.atibaiacultural.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário